Só Desenhos!!!!!

PICA-PAU
29 Maio 2008

adicione aos favoritos
 

lista - desenhos

pinturas do pica-pau
 

 
Sabia que o Pica-pau, desenho que atualmente está tomando conta da tv aberta brasileira, (e também na tv a cabo) existe desde 1940?

Pois é, o personagem, criado pelo cartunista Walter Lantz, teve sua estréia em outro desenho. 


Screen-shot do episódio 'Knock Knock'

Poucos sabem, mas o episódio 'Knock Knock', conhecido no Brasil como "O Pica-Pau Ataca Novamente", onde ele inferniza o telhado da casa de dois pobres pandas, é na verdade um episódio do desenho 'Andy Panda'.
Quando criou o Pica-pau como coadjuvante, Lantz queria um personagem que poderia vir a ser uma nova estrela, tornando famoso seu estúdio, e então foi assim que surgiu sua primeira versão do personagem: o Pica-pau biruta.

Assista ao episódio do Andy Panda: "Knock Knock" (dublado)
 
 

fale conosco

 

Indique algum
desenho que gostaria
de ver aqui!

Envie um email!

Inglês
Para ver a versão original em inglês desse episódio no You Tube, siga o link:
http://www.youtube.com/watch?v=OU_HciKS6_E

Apenas após o sucesso com o desenho do Andy Panda, o personagem estreou seu próprio desenho, ganhando também seu nome: "Woody Woodpecker".
Com o passar dos anos, o pica-pau possuiu diversos visuais, se transformando. O desenho "O Barbeiro de Sevilha" (The Barber of Seville), apresentou um pica-pau com aspecto 'menos biruta', ou ao menos, menos desengonçado, desenhado por Emery Hawkins.

O visual desse episódio durou até o final dos anos 40.

Cena de O Barbeiro de Sevilha no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=6Jv3lL6imzU


 


clique para ver maior

Nos anos 50 o Pica-Pau ganhou um novo design, feito pela animadora LaVerne Harding, e também recebeu diversas modificações de outros artistas. Foi também durante essa época que a esposa de Lantz, Grace Stafford, dublou a voz do Pica-Pau.
Nos anos 60, o Pica-pau chega a Televisão, pois até agora, seus desenhos faziam bastante sucesso sendo exibidos apenas no cinema (era um dos curtas da Universal Studios que antecediam os filmes).

Ganhou seu próprio programa de TV chamado "The Woody Woodpecker Show" (O Show do Pica-Pau), exibido pela ABC. O Show teve seu fim em 1972, totalizando 198 desenhos animados.

Em 1999, retornaram a gravar novos episódios. Tem inicio 'O Novo Show do Pica-pau' (The New Woody Woodpecker Show) com adição de novos personagens além dos antigos, como 'Mãe Natureza' e 'Texugo', entre outros. O visual do Pica-Pau voltou a ser o de 1947, e os demais personagens clássicos também foram alterados.

Por mais que possa ter melhorado em alguns casos na qualidade gráfica graças ao avanço da tecnologia; no quesito humor, os desenhos mais recentes jamais chegaram perto da qualidade dos antigos. A nova série possuiu apenas três temporadas, sendo cancelada em 2002.


Ingresso na TV

 
Dublagem da risada

A inconfundível risada do Pica-pau, na verdade foi uma adaptação de uma risada de um nosso outro querido personagem de desenho.. bem, quase isso. A gravação original, feita por Mel Blanc, foi para ser usada pelo protótipo do Pernalonga (quando este ainda era 'Happy Habit'), e embora só tenha usado essa risada por 4 episódios, foi o primeiro a usá-la.

Depois de Happy Rabbit, Mel Blanc usou a risada para o Pica-Pau em seu primeiro desenho animado: "Knock Knock", como a risada combinou com o personagem, virou sua marca registrada. Mel Blanc dublou os três primeiros desenhos do Pica-Pau até o episódio "'Pantry Panic" em 1941, mas depois ele assinara um contrato com a Warner Bros que somente o permitia dublar as vozes dos personagens da Warner. Então foi substituído pelo dublador Ben Hardaway, e mais tarde, Grace Stafford, mas sua risada continuou a ser usada até 1951, quando os outros dubladores passaram a adaptar a risada com suas próprias vozes.

Baixe a risada do Pica-Pau (clique no link)

Dubladores (EUA):  Mel Blanc (1940-1941), Ben Hardaway (1942-1949), Grace Stafford (1950-1985), Cherry Davis (1988), Billy West (1999-2002)

Personagens
Entre alguns dos clássicos personagens estão: Paulina (Winnie Woodpecker), Pé-de-Pano (Sugarfoot), Zeca Urubu (Buzz Buzzard), Zé Jacaré (Gabby Gator)... Veja outros e saiba um pouco mais sobre os personagens no Wikipedia.
os desenhos abaixo são da versão do Novo Show:

Clique nesse outro link para ler sobre os personagens do Novo Show do Pica-Pau

Mais no You Tube:
Fase do pica-pau biruta (Vou ver o psisque....vou ver o doutor)
outras imagens
do Pica-pau

 
clique para vê-las
 em um tamanho maior



Pica-pau na Barbearia (Rei Luisinho)
um dos poucos episódios em que Pica-pau não se dá bem no final.

Pinturas do Pica-Pau
(telas de walter lantz)


Auto-retrato triplo

Dom Quixote Pica-Pau

Mona Pica-Pau


Walter Lantz
imagens obtidas no site
http://artcorporationofamerica.com/Walter_Lantz.htm

A Coorporação de Arte da America (art corporation of america) possui diversas obras de Walter Lantz em sua coleção.
Você pode conferir essas e diversas outras no site


Fãs de todas as idades e de todas as épocas
Pica-pau conquistou o público brasileiro na década de 80 e agora também está conquistando uma nova geração de fãs no século 21.
Já foi exibido por todas as grandes redes de tv aberta (SBT, Globo, Record) e por diversos pagos, como Cartoon network, Jetix, Boomerang; mas voltou a ser mais conhecido (se é que alguém ainda não conhecia... bom, tem sempre criança nascendo, né?) quando a Rede Record resolveu colocá-lo na grade de sua programação como um tapa-buraco.

A evolução do Pica-Pau através dos anos
A questão, é que deu mais certo do que imaginavam, pois atraiu um público da tv aberta (em uma boa parte crianças) que não simpatizava com as outras opções no momento, geralmente jornais, novelas ou programas de auditório.

 

O importante é que, mais uma vez, o clássico vem provando sua qualidade, proporcionando momentos de alegria e descontração para todas as idades.


Mais Links Interessantes
Site Oficial (em inglês) com informações sobre personagens e algumas interações.
http://www.woodywoodpecker.com/

Lista de episódios (português): 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_episódios_do_Pica-Pau

informações sobre o novo Show:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-Pau

Blog com informações e downloads de episódios (em português):
http://picapaubrazil.blogspot.com/

sons e músicas:
http://usuarios.sili.com.br/ddl/picapau/musicas.htm

Jogos Online:

Joguinho 'Dress up" - sua chance de vestir o pica-pau de rosa está aqui! :P
http://www.games2girls.com/online.php?flash=4073

Vertigem Maluca: Jogo em Flash com o Pica-Pau
http://a1744.g.akamai.net/7/1744/1575/f7ab6c4078314b/www.jetix.com.br/Series/Pica_Pau/juegos/vertigem_maluca.swf
ou por aqui:
http://www.aulavaga.com.br/jogos/esportes/pica-pau/

Baixar o Demo do jogo Escape-from-Buzz-Buzzard-Park
http://www.fileplanet.com/81340/80000/fileinfo/Woody-Woodpecker:-Escape-from-Buzz-Buzzard-Park-Demo


desenhos.50webs.com
   Política de Privacidade
Todo o conteúdo e as imagens deste site são meramente informativos.
Os direitos pertencem a seus respectivos estúdios e distribuidoras.